12

março

2016

RECEITA DE GALINHA CAIPIRA

Categorias: Receitas , Salgados

 

 




Olá meus Amores!!!

DSCN0380

Galinha caipira, é tudo de bom para um almoço em família no domingo.  Galinha caipira é aquela criada em quintal, ou na roça (fazenda), comendo milho.

A Galinha caipira é melhor se preparada fresca, sem ser congelada. De preferência uma galinha mais nova, pois cozinha mais rápido e a carne é mais saborosa,  se for uma galinha mais velha ela vai demorar mais no cozimento e você pode precisar de mais ou menos uns 20 minutinhos de pressão para que ela amoleça.

Aqui vamos preparar uma galinha, fresca, novinha, com o tempo de cozimento menor, sem precisar da panela de  pressão.

Vamos a receita?!

Você vai precisar de:

DSCN0363

Uma galinha caipira limpa e passada na água fervente

1 tomate grande

1 cebola ( quanto mais você acrescentar cebola mais grosso vai ser o caldo)

100 gr de bacon (opcional)

3 dentes grandes de alho

1 pimentão

2 pimentas de cheiro

Coentro a gosto ( se desejar pode acrescentar cebolinha, salsa, manjericão ou alfavaca fina)

1 limão

Temperinhos secos como colorau, açafrão, tempero baiano, manjericão e  sal de ervas (receita do sal de ervas aqui no blog)

Primeiro de tudo você vai limpar o frango, passar ele na água fervente, e depois passar no limão e reservar.

DSCN0364

Agora corte o bacon em cubinhos e frite-o numa panela até ele dourar.

DSCN0365

Depois do bacon douradinho, na gordura que ele soltar, recheie todos os temperos.

DSCN0366

Recheie bem os temperos  até que eles agreguem bem. Olha como fica lindo isso!

DSCN0369

Acrescente aos temperos recheados, a galinha e vá mexendo até selar bem. Isso aqui é um perfume maravilhoso. Vocês precisam fazer pra ver, sentir esse perfume e provar essa delícia.

DSCN0372

Agora que a galinha está recheada, acrescente água, prove o sal  e tampe a panela. Deixe-a cozinhando. De vez em quando olhe e veja se precisa de mais um pouco de água e se a carne está amolecendo.

A medida que ela for secando a água, acrescente mais um pouco de água, sem exagerar. E espere pra ir cozinhando e apurando o caldo. A questão do tempo é muito relativa, porque depende da galinha, se é mais dura ou não. Mais você vai provando e aos poucos vai perceber que a carne tá molinha. Se tiver ainda muito caldo e a carne molinha, você tira a tampa da panela e deixa reduzir o caldo um pouco. Mais provavelmente ela ira demorar mais ou menos 40 minutos.

DSCN0377

Olha que coisa mais linda! Aqui a galinha já está cozida. Perceba que ela tem um pouco de caldo, o qual iremos usar para fazer o pirão. Se você não gostar de pirão e quiser, deixe  o caldo reduzir até chegar na consistência que goste.

DSCN0378 (2)

Eu servi minha galinha com um grão de nome mangalô,(a direita)  que encontramos muito aqui nas feiras livres da Bahia, pirão feito do caldo da galinha caipira, arroz com couve picadinha e uma salada de alface, tomate, cenoura ralada e azeitonas com o molho de azeite, sal de ervas e limão.

Fica muito bom também servir com um macarrão bem suculento. Fica ao seu gosto a forma de servir sua Galinha, o que importa é se arriscar na cozinha e preparar essa delícia.

DSCN0379

Gostaram?! Então curti, comenta aqui em baixo, compartilha com os amigos e faz a receita!

Saboreie com prazer, porque assim tudo fica muito mais gostoso!!!

Bjukiss





Deixe o seu comentário: