13

janeiro

2016

PÃO NUTRITIVO E FUNCIONAL 4 CEREAIS

Categorias: Doces , Êh Mainha , Receitas , Saúde




Olá Amores!!!

P_20151025_181457

Os cereais são nutritivos, fonte de fibras, auxilia no emagrecimento e fazem verdadeiros milagres quando usados corretamente. São várias as formas de incluir na nossa alimentação esses cereais e hoje vamos aprender a fazer um pão, delicioso, fácil e muito nutritivo. Vamos ver um pouco os benefícios desses grãozinhos poderosos?!

A aveia é bastante conhecida. Rica em cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Se usada diariamente  é excelente para o bom funcionamento intestinal, ajuda a controlar o açúcar no sangue, diminui o colesterol ruim,  controla a pressão arterial, acalma os nervos, melhora o sistema imunológico, excelente para a pele e facilita a digestão, entre outros benefícios.

A linhaça é a amiguinha do coração, pela sua alta concentração de ômega 3 e 6. Auxilia na diabetes e é a queridinha das dietas, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue, em consequência,  auxilia na redução de acúmulo de gordura no corpo. A linhaça é um alimento funcional riquíssimo!

O Amaranto é rico em proteínas, atua contra o colesterol ruim e os radicais livres. Melhora o funcionamento do intestino,  previne a osteoporose, regula a pressão arterial e retarda o envelhecimento das células. Pode ser também o substituto do feijão na nossa dieta.

A Quinoa além de rica em fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitamina C, E e do complexo B. Auxilia no combate a fadiga, previne a osteoporose, melhora a memória, reduz o colesterol ruim, aumenta a imunidade, acelera a metabolização das gorduras… Ufa! se eu continuar falando dela não vamos fazer nosso pão hoje rsrsrs

EVEJCO
Vamos precisar de:

P_20151025_162157

800 grs de farinha de trigo

20 grs de fermento biológico seco (2 colheres de sopa)

3 colheres de sopa de açúcar demerara

1 xícara de trato trio da mãe terra. Aveia, quinoa, amaranto (ou você mistura em partes iguais os três cereais até formar uma xícara)

3 colheres sopa de linhaça triturada

200 ml de  leite morno

300 ml de água morna

1 ovo

1 colher chá de sal

1 xícara de azeite de oliva ou óleo de soja

P_20151025_162847

Primeiro misture  na água morna, o fermento e  o açúcar. Para fazer a esponja. Misture e espere mais ou menos meia hora até ele crescer e formar bastante espuma e dobrar de volume como esta na foto.

P_20151025_162858

Em uma tigela ou bacia, acrescente todos os ingredientes secos e misture.

P_20151025_163204

Faça um buraco no centro dos ingredientes secos misturados e acrescente a esponja feita com o fermento. E,  mãos a massa vamos misturar tudo, acrescentando agora os demais ingredientes, o ovo, o azeite e o leite.

P_20151025_163513

Enfarinhe sua bancada e mãos a massa vamos sovar muito bem essa massa, porque quanto mais  sovada, melhor é a maciez do pão. Aproveite pra descarregar o stress e vamos bater, rasgar, amassar essa massa até que ela fique lisinha e de textura bem macia.

A medida que você for sovando a massa, veja se ela precisa de mais um pouco de leite ou de farinha. Às vezes há algumas variações pelo tipo de farinha usada. Eu gosto de usar a marca de farinha Finna para fazer pão. Mais qualquer uma dar certo é só respeitar o tempo de crescimento da massa.

P_20151025_164402

Depois de bem sovada, forme o pão como preferir. Eu fiz assim um rolo grande para depois de assado cortar em fatias. Porém é de sua preferencia o formato que você vai fazer.

P_20151025_164725

Unte ele com um pouco de azeite para dar brilho a massa, faça cortes diagonais. Coloque o pão ou pães, na assadeira que eles vão ser assados e espere mais ou menos meia hora até que ele cresça e dobre de tamanho. Cubra com uma toalhinha úmida.

P_20151025_172253

Depois que ele cresceu e dobrou de volume. Asse em forno pré aquecido a 180º até ficarem bem douradinhos.

Sirva quentinho! E o perfume hummmmmmmm

DICA: Quando você tirar o pão do forno, jogue por cima aquela toalhinha úmida que você usou para cobri-lo, para que ele fique bem macio. O tempo de  sair todo o vapor.

P_20151025_181457

Gostaram da receita?! Então compartilhe, comente aqui  e faça em casa essa delícia e leve saúde para sua mesa.

Saboreie com prazer, porque assim tudo fica muito mais gostoso!!!

Bjukiss





Deixe o seu comentário: