29

março

2016

DICAS DE COMO USAR TEMPEROS DESIDRATADOS

Categorias: Dicas , Êh Mainha , Saúde




 

 

 

 

Olá meus Amores!!!

 

DSCN0743

 

Grãos moídos, ervas desidratadas, sementes, especiarias, alguns são puros, outros misturados… Esses temperos são importantes para a saúde, são nutritivos, além de dar um sabor todo especial à comida, quando usados da maneira correta.

Os temperos são verdadeiros curingas em nossa culinária, vamos aprender como usá-los e em que usar. 

Selecionei alguns temperos e vou dar dicas de como usá-los e seus benefícios para a saúde e para o paladar.

DSCN0746

  • TOMILHO  é uma erva aromática, muito saborosa e nutritiva. Usado para temperar carnes, aves, peixes, pratos que levem molho de tomate e  queijos.
  • É uma planta medicinal, muito usada no combate ao estresse e depressão. Muito eficaz para azia e má digestão. Antioxidante, antisséptico, desodorante e desinfetante. Excelente para as vias respiratórias e anemia. Muito usado como chá em infusão, adoçado com mel. 

DSCN0749

  • PIMENTA CALABRESA de sabor picante, é muito usada na culinária brasileira. Ela é muito usada em carnes, molhos, queijos, patês, linguiças e embutidos. No xinxim de frango é uma delícia. Na culinária baiana ela é usada até em pizza.
  • Além dos pratos salgados a pimenta calabresa também é usada no preparo de geleias, drinques e chocolates. Também muito utilizada na cozinha Tailandesa.
  • A pimenta calabresa é muito eficaz para a saúde, rica em vitaminas, anti câncer, anti inflamatória, analgésica e energética. Expectorante, descongestionante e antibacteriana. 

DSCN0753

 

  • ALECRIM é usado na culinária pra temperar cordeiro, carne vermelha, frango assado, carne de porco, vitela e peixes. Excelente para aromatizar azeites, manteigas e vinagres. Seu sabor amadeirado, picante e muito marcante é muito usado na culinária européia.
  •  Alecrim é poderosíssimo contra a TPM. A sua ação expectorante, antibacteriana, digestiva, diurética, anti-séptica e adstringente. Fortalece a memória, bom pra dor de cabeça e cólicas menstruais.
  • Muito bom para reumatismo e dores nas articulações e fadiga muscular. Muito usado no preparo de  chás para beber  e banhar o corpo.

DSCN0764

  • CHIMICHURI é uma tempero muito usado na culinária Argentina e Uruguaia. Dizem que o melhor churrasco é o Argentino,por causa do uso do chimichurri para marinar a carne.
  •  É uma mistura de centro, alho, cebola, tomilho, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta preta moída, mostarda em pó, salsão. Esse tempero quando usado no vinagre, limão e azeite, fica muito saboroso e não tem sabor igual no tempero de carne e vinagretes. Eu particularmente uso o chimichuri em quase todas as preparações de carnes, principalmente vermelha. 
  • Excelente também no feijão, saladas, patês e nos recheios de pastéis e panquecas. Dá um toque especial no molho de macarrão e em pizzas. Por ser uma mistura de temperos desidratados dura muito quando conservado em pote fechado.

DSCN0762

 

  • LOURO é uma folha muito utilizada na culinária para temperar feijão, marinadas,caldos, saladas, patês, recheios e panquecas, no molho da pizza e no molho de macarrão.
  • Porém o louro é uma planta muito utilizada na medicina, ele é um grande aliado a calvície, combate fungos nas unhas, tosses, bronquites, dores de ouvido, hipertensão. Seu extrato é muito usado, para fazer pomada para feridas. Entre outros benefícios ele também é usado como cataplasma.

DSCN0750

 

  • TEMPERO BAIANO outra mistura de temperos maravilhosa! Como o nome já diz, ele é um tempero originário na Bahia. Muito usado em  peixes, aves, carne ensopada, feijão, caldos, sopas e tudo mais que você quiser se aventurar e arriscar! Eu particularmente uso em quase tudo.
  • A misturinha leva 1 colher de cominho, 1/2 colher de coentro em pó, 1/2 colher de cúrcuma, 1/2 colher de pimenta do reino branca, 1/4 de pimenta caiena e 1 colher de orégano, é só misturar tudo bem moído e está pronto o tempero baiano.

DSCN0767

 

  • ERVA DOCE é muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.
  • Além de suas propriedades medicinais, usada no combate a gases intestinais. Ela é estimulante, relaxante, no combate a verminoses , tosse, mau hálito e relaxante muscular. Também é usada na fabricação de cosméticos, pois seus benefícios são comprovados como grande auxiliar na melhora dos cabelos e da pele. Contém vitaminas, cálcio, ferro, potássio, zinco , cobre, fibras e sódio.

DSCN0743

 

  • AÇAFRÃO é muito utilizado na cozinha mediterrânea e européia. No preparo de pratos como a paella, risotos, sopas, arroz, batatas, ovos, frango, frutos do mar, carnes brancas. É usado também no preparo de biscoitos, pães, bolos, arroz doce, sorvetes,etc.
  • O açafrão deve ser colocado no alimento no final do cozimento para não perder seu perfume e propriedades.
  • Como auxiliar na medicina, ele é indicado para a memória, na prevenção do câncer, para os olhos, para o coração, depressão, muito eficaz no tratamento da pele como anti-bacteriano.

 

  • COLORAU é muito usado para dar cor aos alimentos. Na verdade, ele é um tempero que não tempera. No entanto, ele é rico em cálcio, fósforo, aminoácidos, e vitaminas.
  • Misturado ao óleo de coco e azeite de oliva ele é muito usado para sarar queimaduras, feridas e picada de insetos. Suas sementes são usadas para curar icterícia e para matar as vermes em crianças. Melhora a libido, trata doenças venéreas, controla a menopausa, e excelente para diminuir os suores noturnos.

 

  • ALHO é o campeão em utilidades. Ele pode ser usado em quase todos os pratos da culinária. Até seus dentes assados ou fritos são excelentes. Carnes, frango, feijão, arroz, sopas, caldos, e tudo, tudo que você quiser e desejar use o alho, ele vai dar um sabor todo especial ao alimento.
  • Além de ser polivalente para a saúde do nosso corpo. Ele é excepcional para o coração, circulação sanguínea, como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, na redução dos níveis de colesterol, além da capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas.
  • Ele é o queridinho das vovós no preparo de remedinhos e xaropes para resfriados e problemas infecciosos e respiratórios.

 

Gostaram das informações desse post? Então curte e compartilha com os amigos.

Bjukiss





Deixe o seu comentário: