15

março

2016

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

Categorias: Dicas , Êh Mainha , Saúde





Olá meus Amores!!!

 

 

Aproveitamento 1

 

Aproveitamento integral dos alimento- reduzindo o desperdício em casa

            Aproveitar integramente um alimento é utiliza-lo como um todo, as partes que costumamos jogar fora como folhas, talos, sementes e cascas. Ao fazer isso tornamos a refeição mais diversificada, saudável e barata. Mas porque devemos aproveitar todas as partes dos alimentos?

O desperdício no Brasil é um problema de saúde pública e afeta toda a cadeia de produção, desde a plantação e produção até as nossas mesas. Cada brasileiro joga fora por dia cerca de 1kg de lixo sendo 58% dele orgânico, ou seja, formado de restos de alimentos. Só de alimentos no país temos 26,3 milhões que vão parar no lixo. Em contrapartida o Brasil também tem 3,4 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, representando 1,7% da população (FAO 2013). Mas esse não é um problema apenas brasileiro. No mundo 1.300.000.000,00 kg de alimentos  são jogados fora, 2,4 kg por minuto.

Mas boa parte dessas verdades nós já sabemos há muito tempo. Então porque ainda jogamos 1/3 dos nossos alimentos no lixo? Talvez porque não fazemos ideia de que essas partes são extremamente nutritivas e até mais ricas do que as partes que normalmente comemos. As cascas, talos, sementes e folhas são ricas em nutrientes e minerais que associados a um estilo de vida saudável previnem doenças crônicas como diabetes, pressão alta, dislipidemia, gastrite e até câncer. Além disso ao sair do convencional tornamos a alimentação mais diversificada e interessante, principalmente para as crianças.

Como podemos colocar tudo isso em prática então? É muito simples. Ao invés de jogarmos fora a casca da batata, podemos cozinha-la junto e comer.  Podemos acrescentar os talos nas sopas, colocar as sementes em recheios de tortas salgadas ou sucos, comer as frutas com suas cascas e tantas outras opções!

Veja agora três receitas de como aproveitar o mamão por inteiro! 

aproveitamento 2
Bolo de casca de mamão
Ingredientes
• 3 xic (chá) de cascas de mamão
• 2 xíc (chá) água
• 5 ovos
• 1 e 1/2 xíc (chá) de açúcar
• 3 xíc (chá) farinha de trigo
• 1 colher sopa de margarina
• 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Lave o mamão, descasque e utilize 3 xícaras de casca para fazer o bolo. Leve as cascas ao fogo em uma panela com a água. Deixe ferver. Depois de frio, bata no liquidificador. Reserve. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata as gemas com o açúcar e junte aos poucos a farinha de trigo, intercalando com a casca de mamão batida. Junte a margarina derretida, acrescente as claras em neve e, por ultimo, o fermento. Despeje em Forma untada. Leve para assar em forno médio pré-aquecido.
 
Suco refrescante de mamão com limão
Ingredientes
• 1 mamão papaia
• suco de 2 limões
• 2 copos de água
• açúcar a gosto
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
 
Geleia de semente de mamão
Ingredientes
• 3 xíc (chá) de semente de mamão
• 2 xíc (chá) de água
• 1 xíc (chá) de açúcar
Modo de preparo
Coloque as sementes em uma panela, cubra com água o suficiente e leve para cozinhar por 15 minutos. Escorra a água, coloque as sementes no liquidificador
e acrescente uma xícara de água. Bata, depois peneire. Coloque o líquido coado em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando até engrossar.
Desperdicio
Esse texto foi escrito pela Nutricionista Laís  Araújo Ferreira Email: nutrilaisferreira@hotmail.com
E ai Gostaram?! Então curti, pratica e compartilha com os amigos!!!
Bjukiss





Deixe o seu comentário: